Pesquisar na web

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Plebe Rude




Plebe Rude

Banda formada nos anos 80 por Philippe Seabra, Gutje, André X e Jander Bilaphra. Em Brasília, fizeram parte da turma da Colina, integrada por outras bandas como Os Paralamas do Sucesso e Aborto Elétrico (que posteriormente deu origem Capital Inicial e Legião Urbana). O estilo da banda, repleto de críticas sociais e políticas, reflete toda a cultura punk da época, porém com uma preocupação maior nas composições e elaboração dos arranjos e melodias. Por estes fatores, é considerado uma mistura do punk rock com a influência post punk inglesa e sua invasão oitentista do new wave.

A Plebe Rude e a Legião Urbana fizeram um show num festival de rock em Patos de Minas em 1981, primeiro show da recém formada Legião Urbana, abrindo para a Plebe Rude. Após as apresentações, acabaram sendo presos por causa de suas letras, Plebe Rude por uma música chamada "Voto em Branco" e Legião Urbana pela "Música Urbana 2", mas todos acabaram soltos após a polícia local ser informada por eles mesmos que eram de Brasília, temendo que fossem filhos de políticos.

O grupo dissolveu-se em meados dos anos 90, voltando a reunir-se em 2000 para gravar um álbum ao vivo, intitulado Enquanto a Trégua Não Vem. Em 2003, Gutje e Jander Bilaphra deixam a banda. Plebe Rude volta na forma definitiva com Clemente, que também integra a banda Inocentes, e Txotxa, que já havia integrado a banda Maskavo Roots. Em 2006, com esta nova formação, lançaram o álbum intitulado R ao contrário.
Formação atual

* Philippe Seabra (guitarra e voz)
* Clemente (guitarra e voz)
* André X (baixo)
* Txotxa (bateria)

* Gutje
* Jander Bilaphra

Discografia

* O Concreto Já Rachou (1985)
* Nunca Fomos Tão Brasileiros (1987)
* Plebe Rude III (1988)
* Mais Raiva Do Que Medo (1993)
* Portofólio (1997) - Caixa
* Preferência Nacional (1998) - Coletânea
* Enquanto a Trégua Não Vem - Ao Vivo (2000)
* Para Sempre (2001) - Coletânea
* Identidade (2002) - Coletânea
* 2 em 1 (2003) - Coletânea (O Concreto Já Rachou e Nunca Fomos Tão Brasileiros juntos em um único CD)
* R ao Contrário (2006)
* Rachando Concreto - 30 Anos Ao Vivo (Previsto

* Para 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário